quinta-feira, 17 de abril de 2014

Volvo apresenta conceito de assento infantil inflável para carros

A Volvo não tem medo de testar novas tecnologias com infláveis​​. Entre essas novas tecnologias estão o airbag para pedestres e agora um conceito de assento de segurança para crianças. O novo conceito não tem nada a ver com o sistema de airbag ativado em caso de acidente, porém, essa é uma cadeira de criança com uma estrutura totalmente inflável projetado para tornar o banco mais leve e mais fácil de ser transportado.


A Volvo é especialmente conhecida por criar diversas tecnologias de segurança e, também, por projetar os veículos que tenham as melhores condições para a instalação das cadeiras de criança, tendo uma longa história de desenvolvimento de assentos infantis.
A Volvo começou a desenvolver assentos infantis há meio século, levando créditos pelo desenvolvimento do primeiro protótipo de cadeira infantil do mundo e pelo desenvolvimento do primeiro assento ISOFIX. O conceito de cadeira inflável, revelado esta semana, é a sua mais recente inovação.


"Para mim, a segurança das crianças é sempre a prioridade número um, e quando morávamos no exterior com duas crianças, tivemos que transportar cadeiras de criança volumosas pelos aeroportos e  em táxis", explica Lawrence Abele, o gerente do Volvo Monitoring and Concept Center. "Para muitos, viajar com crianças é um desafio, qualquer ajuda para simplificar a vida dos pais com crianças pequenas é uma grande coisa."


Abele e seus criarem um assento de carro inflável que murcha para caber em uma simples mochila. O material utilizado é um tecido chamado drop-stitch, que resiste à alta pressão interna. Seu sistema de funcionamento permite que o equipamento infle em menos de um minuto, função que pode ser acionada por meio de controle remoto. O assento é também possui conexão Bluetooth, permitindo a possa ser cheio remotamente. Ele pesa menos de 5 kg, e a Volvo diz que esse é cerca de metade do peso de uma cadeira de criança comum.
"O princípio básico é o mesmo que o 50 anos atrás", diz o professor Lotta Jakobsson, especialista técnico sênior da Volvo Cars Safety Center.


Por ser um conceito e não um produto pronto para se comercializar, a Volvo não informou ser o assento inflável cumpre as normas de segurança aplicáveis. Sobre o assunto Abele: "O objetivo era criar um lugar tão seguro, ou mais seguro, do que qualquer coisa no mercado atualmente, mas quanto a isso, eu quero que todos, inclusive as crianças, sejam expostos a grandes projetos a cada dia . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário